As expectativas do varejo brasileiro para este Natal são enormes: o potencial de gastos do consumidor pode chegar a R$ 68,4 bilhões. Como nenhuma empresa quer ficar de fora dessa, é preciso ter diferenciais competitivos para se destacar da concorrência. Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas de ações para a sua marca pôr em prática neste Natal.
Historicamente, o Natal é a data mais lucrativa para o varejo brasileiro. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas revelou as expectativas de consumo para o Natal 2021:
77% dos consumidores, ou quase 124 milhões de pessoas, pretendem comprar presentes de Natal;
O potencial de gastos é de R$ 68,4 bilhões;
E 69% dos consumidores pretendem presentear a si mesmos no Natal.
O potencial de ganhos para os varejistas é grande e ninguém vai querer ficar de fora dessa. Mas com tantas possibilidades assim, todos querem atrair os consumidores e a concorrência fica cada vez mais acirrada.
E o que fazer para se destacar da concorrência?
Promoções, investimentos em marketing e distribuição, facilidades de pagamento e presença on-line, cada diferencial é importante para que sua empresa se destaque.
Pensando em alternativas para que a sua empresa saia na frente para conquistar tantos consumidores, nós preparamos algumas dicas de ações de Natal para a sua marca pôr em prática neste ano.
São ideias que aproveitam o Natal para que a sua empresa converta mais vendas neste fim de ano e que também oportunizam conexões com o público que irão gerar resultados durante muito tempo.
1. Invista em causas sociais
Mais do que apenas uma oportunidade para vender, o Natal é uma data para conquistar clientes. E é isso o que o marketing social pode fazer pela sua marca. Nesta época, existem diversas campanhas de doações promovidas por ONGs; tanto a sua empresa pode apoiar uma campanha já existente, como pode criar a sua própria. É importante divulgar adequadamente a campanha para atingir o seu público. Você pode integrar a campanha com uma estratégia de marketing de conteúdo para as redes sociais. Além de fazer o bem, é uma ótima oportunidade para fortalecer o valor da marca.
2. Leve o espírito natalino para o digital
Nunca subestime o quanto a magia do Natal pode influenciar na decisão de compra. Preparar as suas mídias sociais e site com um visual natalino é essencial para atrair aqueles que estão em busca de presentes. Aliás, 45% dos consumidores pretendem fazer as compras de Natal pela internet, sendo assim o principal local de compra. O e-commerce não é o seu foco? Pois saiba que 83% dos consumidores que realizam pesquisas de preço, vão utilizar a internet para isso. Não tem desculpa. É preciso estar bem posicionado digitalmente.
3. Sugestões de presentes
Presente para as crianças, para os pais, para o amigo secreto da empresa… e por aí vai. A gama de possibilidades de presentes no Natal é muito ampla e a sua marca pode dar uma ajudinha para o consumidor decidir. Utilize as redes sociais para fazer publicações temáticas dos seus produtos. Você pode fazer um carrossel com sugestões de presentes de amigo secreto, por exemplo. Fazer uma sequência de stories também é uma boa opção: você pode inserir o link da compra do produto direto no story. Além de atrair o cliente, você vai estar ajudando a resolver uma possível indecisão.
4. Estimule a interação
Se aproveite do clima alegre e festivo do Natal para incentivar a interação com a sua marca nas redes sociais. Elabore enquetes, caixas de perguntas e incentive a marcação de outros usuários nas publicações. Você também pode divulgar promoções exclusivas por meio de stories e lives. Tudo isso vai gerar engajamento e fortalecer a presença digital da sua marca.
5. Mídia paga nas redes sociais
Inserir ofertas atraentes para os usuários de mídias sociais no Natal é estar no lugar certo e na hora certa. Com certeza você já viu anúncios quando estava deslizando pelo feed. E com a estratégia certa, a sua marca também pode aparecer no feed de outros usuários. Mensagem e público adequados são essenciais para que isso não se torne um incômodo para o usuário, mas sim uma conversão para a sua empresa. Além disso, estratégias de remarketing* também são interessantes nesta época. Uma boa ideia é fazer remarketing para quem demonstrou interesse por algum produto na Black Friday, mas que por algum motivo não comprou. Quem sabe uma segunda chance é o que faltava para ela finalizar a compra?
*Remarketing é uma ferramenta que identifica os usuários que já visitaram o seu site e direciona anúncios para esses mesmos usuários.
Existem diversas possibilidades de ações de Natal para a sua marca se destacar da concorrência e as mídias sociais estão aí para potencializar tudo isso.
Outra dica importante é estar atento ao atendimento prestado ao cliente por meio das redes sociais. Não ter um atendimento rápido e assertivo pode colocar a perder a sua estratégia para o digital. Deve haver uma pessoa responsável por responder os clientes nas redes sociais. Ela deve estar por dentro de todas as promoções, preços e entender das funções dos produtos. Se você demorar para responder a dúvida de um cliente, em alguns segundos ele pode mudar de ideia.
Ações criativas e estratégias sólidas fazem a sua marca se destacar da concorrência.
Se a sua marca quer pôr em prática ações para largar na frente da concorrência no Natal e no restante do ano, nós podemos te ajudar com isso! Entre em contato com a Atena clicando aqui!
Desejamos ótimas vendas e um Feliz Natal.
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