Parcerias com influenciadores digitais geram resultados?

Neste artigo vamos falar sobre o mercado de influencers e te ajudar a descobrir se investir nesse meio gera resultados para sua empresa.


Muitos clientes já nos perguntaram se trabalhar com influenciadores digitais traz resultados de verdade. Esse tipo de dúvida é bem comum porque todos temos tendência a ficar com um pé atrás em relação às coisas que estão na moda. Se está na moda, pode ser passageiro.


Uma outra questão é a mensuração. De acordo com uma pesquisa do Youpix, para 72% das empresas, a dificuldade de quantificar o ROI (retorno sobre investimento) e provar a efetividade do influenciador é o que impede de investir em Marketing de Influência.


Se você tem essas mesmas dúvidas e não sabe se vale a pena ou não associar a sua marca a um influenciador digital, leia o artigo até o final. Vamos tentar te ajudar nessa!



O que é Marketing de Influência?



Para mostrar que os influencers não estão para brincadeira, eles já ganharam até uma ramificação do marketing só para eles.


Marketing de influência são as estratégias baseadas na relação entre as marcas e os influenciadores. Estes profissionais são responsáveis por criar uma ponte entre a empresa e o seu público.


Influenciadores digitais conquistam relevância com um público específico por meio de uma relação construída pelas mídias sociais. Assim, quando um influenciador associa sua imagem e personalidade a um produto ou serviço, influencia na decisão de compra daqueles que o acompanham.


Vamos entender um pouco mais sobre o mercado.


O mercado dos influenciadores.


Influenciadores são peças importantes quando o assunto é criar conexões com o público e nutrir relacionamentos que serão muito vantajosos para as empresas.


Eles também estão ligados a uma das tendências mais fortes para as mídias sociais nos próximos anos: o live commerce. Este formato consiste em realizar transmissões ao vivo com o objetivo de vender. Os influencers são peça fundamental para esse tipo de ação, sendo os responsáveis por conversar com o público e conduzi-los à compra.

Se para você, os números falam mais do que mil palavras, lá vai!

  • Uma pesquisa do site The Drum, mostra que o marketing de influência já movimentou US$ 9,7 bilhões no mundo em 2020 e deve crescer para US$ 15 bilhões até 2022;

  • De acordo com a Statista, em 2020 o Brasil ultrapassou a China e se tornou a nação onde os influenciadores exercem maior impacto sobre os consumidores: 40% dos brasileiros já compraram algo por causa de um influencer;

  • De acordo com pesquisa do Youpix, 71% das empresas consideram o Marketing de Influência importante em suas estratégias de comunicação.



Mas chega de enrolação, vamos finalmente responder a questão que assola empresários e profissionais do marketing ao redor do mundo...


Fazer ou não fazer parcerias com influenciadores?


A resposta é sim! Mas só quando fizer sentido para atingir os objetivos do seu planejamento de marketing. Tudo depende disso!


A contratação de influenciadores deve ser em função das metas estabelecidas no planejamento de marketing. Não adianta querer um influencer para a sua marca só porque eles estão na moda. Ações sem planejamento resultam em desperdício de tempo e dinheiro.


Ainda não tem um planejamento de marketing? Pare de ler o artigo agora mesmo e comece a pensar e discutir o que deve ser feito para alcançar os objetivos. Com isso pronto, você começa a explorar as opções para cumprir as metas, considerando os influencers.


Para os que estão com tudo em dia, vamos em frente!


Dicas para fazer parcerias com influenciadores.


Se você entendeu que os influenciadores digitais podem ser importantes para os objetivos da sua empresa, separamos algumas dicas para aumentar as chances de resultados satisfatórios para essa parceria.


Você já entendeu a importância do planejamento, né? Mas vamos reforçar.


Se por um lado as empresas alegam ter dificuldade para mensurar resultados, 1 em cada 3 empresas não definem métricas e KPIs (indicadores-chave de performance) antes de realizar uma ação com influenciadores.


É preciso definir objetivos mensuráveis para as ações com influenciadores e monitorar todos os dados que dizem se os objetivos foram alcançados ou não. Você só vai saber se chegou lá, se você souber onde exatamente quer ir.


Como escolher o influenciador certo?


Procure creators, não apenas influencers. Criadores de conteúdo tendem a estar mais envolvidos no processo de criação do conteúdo para suas mídias sociais. Eles vivem aquilo que dizem. Quando estiver procurando um influenciador para associar à sua marca, veja se ele oferece um conteúdo relevante para o seu público e consegue inserir as publicidades de forma criativa e natural nas redes.


De novo, tudo depende dos objetivos. Se a sua marca está querendo expandir a atuação, precisa de um influencer com alcance no local desejado; se a empresa está apostando em estratégias de vídeo e quer entrar com tudo no YouTube, por exemplo, busque alguém com relevância nessa rede.


Considere nano e microinfluenciadores, pessoas referência na região e os chamados Key Opinion Leaders (KOL) ou Líderes-chave de opinião, que são relevantes no setor no qual a sua empresa atua e geram engajamento em um público específico.


É preciso, obviamente, conhecer o trabalho do influencer, seus números nas redes, engajamento, empresas com as quais fez parcerias, se a personalidade tem a ver com a sua marca, os valores com os quais ele se identifica e por aí vai… cada detalhe é importante.

No mais, envolva o influenciador na produção do conteúdo para a sua marca, assim os publis ficam mais naturais e exercem maior influência sobre o público.


E nunca esqueça de medir os resultados!! Só assim é possível entender se a estratégia funcionou e quais as melhorias necessárias para as próximas ações.


“Entendi tudo. Mas quero ajuda”


Parcerias com influenciadores digitais podem surtir resultados incríveis para os seus negócios, desde que haja muito planejamento e estudos por trás.


Se a sua empresa precisa de uma forcinha para explorar o Marketing de Influência, nós podemos te ajudar nessa. Nas estratégias desenvolvidas pela Atena, nós encontramos o influencer que se adequa aos valores da sua empresa e que pode gerar resultados positivos dentro do segmento desejado.


Entre em contato conosco!