top of page

O primeiro aniversário de uma empresa em meio ao caos da pandemia

Um primeiro ano cheio de novos desafios e novos cenários de atuação.





O primeiro ano de uma empresa é cercado de desafios e barreiras, mas vamos abrir o jogo, o primeiro ano da Atena foi fantástico! A gente aprendeu, ensinou, trocou idéias, desbravamos coworkings, desbravamos novas cidades, voltamos para o home office e aí chegou a inesperada e temida pandemia.


A gente já tinha adotado o modelo de trabalho remoto antes de ser decretada a quarentena, então podemos dizer que já estávamos um pouco acostumadas com a rotina de trabalhar em casa, mas isso não elimina o fato de que tivemos que nos adaptar em outras questões, como as reuniões por exemplo, que sempre prezamos pela presencial.


Outro impacto que sentimos foi, claro, o econômico, já que em meio ao caos, muitas empresas começam a cortar investimentos na área de marketing. Isso mexeu com a gente pois estávamos caminhando para o primeiro aniversário e a situação mostrada era um tanto quanto assustadora. Por isso, fizemos o que fazemos de melhor: propaganda.


Desde maio, que foi o nosso aniversário, começamos a adotar medidas mais ousadas com relação ao nosso próprio marketing e os resultados têm sido muito positivos. A verdade é que a vida de empreendedor começa a te laçar e te enviar para as mais diversas áreas, você começa a se perder no meio de diversas burocracias e esquece que precisa - e muito - divulgar seu negócio. E nós, como publicitárias, não ficamos imunes a isso. Mesmo tendo na mente conceitos, teorias e muita experiência, a gente se perde também.


E sim, a gente sabe que não é fácil abraçar todas essas áreas e ser assertivo em tudo, por isso a importância de saber exatamente o que você abraça e aceitar que muitas das vezes você precisa delegar funções ou terceirizar o que não consegue fazer. Não é errado pedir ajuda, é até bonito e saudável para o seu negócio!


Aqui na Atena, separamos muito bem nossas funções e isso nos abriu oportunidade de desbravar novos cenários, como: criar e colocar no ar o nosso site, marcar presença em mídias que gostávamos muito mas até então era só sonho (como o Twitter), produção de conteúdo quase que diária para todas as nossas mídias, presença de corpo e mente nos stories trabalhando interações e claro, a criação desse blog - lindíssimo - que você está acessando e lendo agora!


Tudo isso é fruto de muito investimento, organização e paixão pelo que fazemos. E agora, podemos dizer com força: que venham os próximos anos!




bottom of page