Minha empresa deve estar presente nessa rede social? E nessa outra? E naquela nova que os jovens ficam dançando? Perguntas como essas com certeza já passaram pela sua cabeça. Muita gente tem esse tipo de dúvida e a resposta, na maioria das vezes, não é simples.
Cada rede social tem um tipo de conteúdo mais adequado, cada empresa tem um público e tem (ou deveria ter) uma estratégia de marketing. Por isso, diversos aspectos precisam ser levados em consideração para determinar qual é a rede social mais adequada para o seu negócio.
Não seja só mais uma marca presente nas redes sociais!
Muitas, mas muitas empresas criam páginas e perfis apenas para estarem presentes nas redes sociais. Sem o devido planejamento, essas empresas acabam se frustrando com a falta de resultados.
Neste artigo, nós vamos falar sobre as principais redes sociais e como trabalhar a sua marca em cada uma delas.
Mas antes de falar delas individualmente, vamos a alguns pontos que valem para todas as redes sociais e que é preciso estar atento antes de criar uma conta para a sua empresa, para que ela não seja só mais uma.
Tenha um objetivo claro para as redes sociais da sua empresa. Os objetivos podem se alterar periodicamente, mas só a partir de metas é possível criar conteúdos para chegar lá;
É preciso conhecer verdadeiramente a sua empresa e o seu público;
É essencial ter tempo e pessoas para administrar as redes e interagir com os usuários.
Estabeleça claramente qual o papel das redes sociais dentro da sua estratégia de marketing; utilize ferramentas como a Análise SWOT para conhecer a sua empresa; realize pesquisas ou utilize fontes secundárias para conhecer o seu público; e conheça quais os investimentos necessários para uma presença relevante nas redes sociais.
Promete que vai analisar esses pontos com atenção?
Então, tudo bem. Confiamos em você. Vamos em frente!
As principais redes sociais.
Nós selecionamos algumas redes sociais e vamos falar sobre suas aplicações para empresas e como cada uma delas é adequada para diferentes negócios e objetivos.
Lembre-se: diferentes redes sociais atingem públicos diferentes, com linguagens distintas e cada uma possui seus próprios recursos. Se você entender que deve investir em diversas redes sociais, é preciso ter estratégias diferentes para cada uma delas.
Há quem diga que já morreu... Os números de usuários do Facebook no mundo estão em uma crescente, já no Brasil, vem diminuindo, mas a rede ainda conta com cerca de 150 milhões !!! de usuários ativos. O Facebook é uma ótima ferramenta para empresas com estratégias de marketing digital, visto que muito tráfego para blogs é gerado por lá. Investir em posts patrocinados nessa rede é fundamental para a sua marca, visto que a rede valoriza os impulsionamentos.
O Facebook também possui uma ferramenta de Marketplace, muito utilizada por pequenos negócios e que pode ser importante para que sua empresa cresça localmente.
O Instagram é a unanimidade do momento para o brasileiro. Uma pesquisa da Opinion Box, revelou que 84% dos usuários entrevistados entram no Instagram pelo menos uma vez por dia e 82% seguem ao menos uma marca ou empresa. Mediante estes dados, o Instagram é uma ferramenta para criar relacionamentos com os usuários e estar próximo do seu público. Mas não só isso!
As possibilidades para as empresas nessa rede são muitas: conteúdos informativos e educativos, humor, parcerias com influenciadores, vendas… E quanto aos formatos: stories, vídeos, reels, lives ou publicações no feed. Em uma rede social assim, o planejamento se faz ainda mais necessário, para que a sua marca não atire para todos os lados e acabe produzindo um conteúdo incoerente.
O Instagram é uma rede muito visual, toda a interface é projetada para dar destaque às imagens e vídeos. Por isso, é importante que as empresas se atentem em produzir materiais de qualidade e visualmente atrativos. Todos os recursos são para que o usuário permaneça mais tempo na rede, não sendo assim um local muito propício para divulgar um blog, por exemplo, já que necessita de links externos e a plataforma não disponibiliza essa interação nas publicações no feed.
Outro ponto importante é sempre analisar as métricas, é preciso entender quais tipos de conteúdo e formato geram mais engajamento perante o seu público e modificar as estratégias a partir destes dados.
Essa é uma mídia que cresceu muito nos últimos anos e ainda possui forte aderência do público, é focada em conteúdos sobre o universo profissional e pode ser uma ótima oportunidade para você fazer negócios e conhecer outras pessoas.
No Linkedin, você pode trabalhar com o seu perfil pessoal ou criando uma página para a sua empresa. Em ambos os casos, foque em manter o espaço atualizado.
E para fortalecer sua imagem pessoal, não dispense o uso do perfil, compartilhando seus conhecimentos em forma de publicações, artigos ou até mesmo repostando algo que você gosta e complementando com algum comentário. Você também pode procurar interagir com as suas conexões (amigos), comentando, parabenizando e acrescentando conteúdo nas discussões.
Para as páginas de empresas, o Linkedin funciona como uma plataforma para compartilhar conteúdo com possíveis clientes, mas também para se tornar relevante no seu mercado, aparecendo para possíveis parceiros, investidores e colaboradores. A rede também possui uma ferramenta para a divulgação de oportunidades de trabalho, sendo muito buscada pelos usuários para este fim.
Se você possui um e-commerce, essa com certeza é uma boa oportunidade para o seu negócio. O Pinterest se posiciona como um buscador visual, e tem forte aderência do público aqui no Brasil, segundo a comScore, 46 milhões de pessoas acessam a plataforma a cada mês (só para você ter uma noção, a população de São Paulo inteira é cerca de 12 milhões). Outro dado importante do Pinterest é que grande parte dos seus usuários são mães e aproximadamente 56% das mães brasileiras usam essa mídia (Global Web Index, 2020).
Outro ponto que chama a atenção é que 97% das principais pesquisas no Pinterest não são relacionadas a marcas, ou seja, uma pessoa entra na plataforma e pesquisa por "casaco para inverno", raramente ela pesquisa por "casaco para inverno da Renner". Essa é uma ótima oportunidade para você que está projetando uma nova marca e quer que ela ganhe reconhecimento do público.
Assim como o Instagram, o Pinterest valoriza muito o visual, por isso é preciso investir na produção de imagens de qualidade para entrar com força nesta rede. Se você ficou interessado e quer saber como a sua marca pode se inserir no Pinterest, a empresa possui um blog com dicas para profissionais atuarem na rede. Vale a pena conferir!
TikTok
Se engana quem acha que essa mídia é só para adolescentes. Com o período de pandemia, o TikTok ganhou forte aderência no Brasil e hoje conta com diversos tipos de público. Um levantamento realizado pela Statista, indicou que o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, só atrás da China: 40% dos respondentes brasileiros declararam utilizar a rede social.
Costumamos dizer que essa é uma mídia para te ajudar com alcance, ou seja, se você tem foco em expandir sua marca, ganhar atenção do público nacional, esse é o seu lugar. A entrega de conteúdo dentro da rede é personalizada, ou seja, cada usuário recebe conteúdos que façam sentido com seu perfil e seja similar com o que já curte e interage. Então a entrega do seu vídeo será, bem provavelmente, para um público que já tenha uma predisposição em interagir com você.
Também se engana quem acha que lá só rolam as dancinhas. Dentro do TikTok você pode explorar diversos cenários para seus vídeos, basta usar a criatividade, ir direto ao ponto e despertar o interesse do público.
Precisa de um auxílio para posicionar a sua marca na rede do momento? O próprio TikTok possui um blog com dicas e cases de sucesso para inspirar profissionais sobre como atuar na rede.
Se você tem um público dinâmico, antenado e quer ver a sua empresa conversando diretamente com essas pessoas, o Twitter pode ser uma rede social muito positiva para a sua estratégia de publicidade. É um espaço de interações curtas e rápidas, e por ser permitido apenas 280 caracteres por tweet, é importante que seja uma comunicação mais objetiva e direta.
O twitter é uma rede social de aproximação. Nela, você pode interagir com seus seguidores e obter um ótimo alcance orgânico se possuir bom engajamento. Compartilhe fatos, acontecimentos em tempo real e abra espaço para conversas!
Para ajudar as empresas, o Twitter possui um tipo de plataforma educacional com diversos cursos sobre como utilizar a mídia social para fins comerciais.
Como você pode ver, as redes sociais proporcionam diversas oportunidades para as empresas, mas é preciso conhecer profundamente a empresa e seu público, definir os objetivos para a rede e planejar e produzir um conteúdo assertivo. Só assim, a sua empresa pode alcançar os resultados desejados
Conseguiu identificar as redes que são mais adequadas ao seu negócio?
Então, está na hora de começar o trabalho! Mas lembre-se: é preciso paciência e planejamento. Uma presença sólida nas redes sociais demanda tempo.
Nós da Atena Mídia, podemos auxiliar a sua empresa com as mídias sociais (é daí que vem o nome), desde o diagnóstico das redes adequadas até o planejamento e produção de conteúdo para alcançar os objetivos do seu negócio.
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