SOCIAL COMMERCE: as 5 redes sociais que os consumidores mais usam para pesquisar produtos!

O imediatismo e a conveniência do mundo digital tornaram o social commerce muito mais comum. Mas você sabe de que forma isso impulsiona o comércio eletrônico?




Apenas em 2020, foram registrados mais de 1,3 milhão de novos usuários brasileiros nas redes sociais, tornando o Brasil o terceiro país que mais utiliza as plataformas, alcançando mais de 150 milhões de usuários. Mais do que apenas usuários, observamos um grande crescimento no consumo realizado através dessas plataformas, que atualmente representam 34% do e-commerce.



Quais os benefícios do social commerce?


Com o avanço do mercado digital e seu impulso obtido durante a pandemia do coronavírus e o isolamento social, percebemos que as redes sociais deixaram de ser apenas uma ferramenta e se tornaram um meio de consumo. Afinal, mais de 86% dos brasileiros se adaptaram aos hábitos digitais e utilizam dessas mídias para conhecer e comprar produtos e serviços.


Grandes redes sociais, como por exemplo, o Instagram e o Facebook, já se mostraram abertos ao social commerce, oferecendo abas específicas para lojas e clientes. E isso também trouxe grande resultado para os consumidores, sendo que 76% deles já recorrem às redes sociais para acessar avaliações ou comparar preços. Além disso, segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, outros motivos para os consumidores escolherem comprar pelas redes sociais incluem:

  • Encontrar melhores preços;

  • Ser mais rápido, prático e fácil de pesquisar;

  • Ter acesso a mais informações sobre os produtos;

  • Encontrar lojas menores, de pequeno e médio porte;

  • Ter acesso a mais tipos de de produtos, incluindo também artesanais e personalizados;

  • Poder compartilhar sua experiência de compra com outras pessoas;

  • Ter opções de pagamento variados e flexíveis;

  • Etc.




Mas então, quais são as principais redes sociais utilizadas para o social commerce?


Percebemos, assim, que o consumo através das redes sociais é um facilitador. Seja oferecendo conteúdo que aumenta a conexão com o cliente, seja guiando cada usuário através da jornada de compra. Mas você sabe quais são as principais redes utilizadas para as pesquisas realizadas pelos usuários?


1. Instagram

Em primeiro lugar, o Instagram é uma das redes mais utilizadas, tanto para pesquisa, quanto para compra. É através dessa rede que 62% dos usuários buscam mais informações sobre determinado produto ou serviço e 50% buscam realmente consumir através da plataforma, seja entrando em contato com a marca, seja através do Instagram Shopping.


2. Facebook

Em segundo lugar, está a maior rede social do mundo, sendo buscada por 61% dos consumidores para realizar suas pesquisas e por 43% dos usuários para a etapa de compra. Antes mesmo do Instagram Shopping, a rede social já havia instaurado sua aba de Marketplace e está estudando a utilização do Facebook Shopping, que permite aos usuários venderem e comprarem produtos com facilidade e praticidade.


3. Google Shopping

Em seguida, não podemos esquecer de falar sobre o Google Shopping, uma ferramenta extremamente importante para o posicionamento no Google e nas buscas virtuais. Segundo a pesquisa, 61% dos usuários utilizam a rede para pesquisar sobre diversos produtos, sendo que 53% deles (maior até que o Instagram) passam pela etapa final de compra.


4. WhatsApp

Outra plataforma que tem grande adesão é o WhatsApp, utilizada por 37% dos usuários para pesquisar sobre produtos e por 42% deles como ferramenta de compra. Além disso, podemos ver diversas possibilidades na plataforma, que tende a adicionar mais opções para facilitar o processo para as empresas, como, por exemplo, catálogos e pagamentos dentro da rede.


5. Pinterest

Por fim, mas não menos importante, a última rede social que vamos falar hoje é o Pinterest. Utilizada por mais de 9% dos consumidores para realizar pesquisas sobre produtos, a rede conta com 5% de compras finalizadas através da rede. Uma ação comum, por exemplo, é acessar determinados produtos através do link de apoio que as postagens oferecem.



O Social Commerce é uma oportunidade para o seu negócio!


Enfim, esperamos que você possa entender que o social commerce é uma grande oportunidade para o seu negócio, tanto para alcançar novos patamares, quanto para conquistar novos públicos.


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