Superficialidade nas Redes Sociais: será esse o melhor caminho?

Diariamente, diversos "especialistas" compartilham dicas e impõem regras para crescer no mundo digital. A maioria deles propõe a superficialidade nas redes sociais, ou seja, compartilhar conteúdo por compartilhar, não aprofundar temas e muito menos se interessar por aquilo que o cliente realmente busca. Mas será que esse é o melhor caminho para alcançar os usuários?



Esse é um tema extremamente importante para empresas que buscam crescer com as mídias sociais. Afinal, é muito fácil replicar conteúdo e focar na multiplicação de seguidores. Mas como trazer consistência para a sua marca?


As redes priorizam a qualidade!


O crescimento das redes sociais se tornou um grande ponto do século XXI. Para os negócios, é uma poderosa ferramenta para desenvolver relacionamentos e impulsionar a comunicação. Entretanto, o desespero pelos números, curtidas, seguidores e interações se tornou tão grande que criou-se um universo paralelo da imagem "perfeita".


Tudo que é baseado em superficialidade cansa! Com publicações chamativas e sem conteúdo, você pode até atrair a atenção do usuário algumas vezes, mas as pessoas passarão a associar a sua empresa com conteúdos rasos. E aí pronto! Lá se foi a sua chance de se aproximar do cliente.


Precisamos fugir totalmente dessa ideia focada na superficialidade nas redes sociais. A página da sua empresa não pode ser apenas mais uma que compartilha conteúdo igual todas as outras e sim, transmite a essência da sua marca com personalidade e produz conteúdos relevantes para o seu público-alvo.


As pessoas estão buscando cada vez mais se conectar com as empresas e essa conexão é determinante na decisão de compra. É preciso incorporar e transmitir os valores com os quais o seu público se identifica.


Porém, produzir conteúdo não é uma tarefa fácil. Todos os dias, aqui na Atena, trabalhamos para que haja muito estudo e cuidado por trás de cada postagem. Mais do que apenas fazer "x postagens por dia", focamos em quanto valor estamos entregando para os clientes de nossos clientes.


Conteúdo de qualidade gera autoridade e conexão emocional. E isso traz diversos benefícios para o seu negócio, incluindo:

  • Maior preferência dos consumidores, que escolhem consumir a marca pela identificação com a empresa e com o que ela oferece;

  • Senso de comunidade que oferece aos consumidores a oportunidade de trocar ideias e conteúdos de interesse geral;

  • Defensores da marca, que são o estilo mais forte de influenciadores boca a boca.



Mas então, como fugir da superficialidade nas redes sociais?


Primeiramente, para alcançar a real conexão com os clientes, é preciso fugir de dicas milagrosas ou das referências impossíveis de crescimento. Crie conteúdo com base na realidade e no possível, e a melhor forma de fazer isso é através de planejamento.

Assim, para criar conteúdo de qualidade, lembre-se de alguns pontos importantes:


1. Entenda a sua persona


Saiba com quem deseja falar e quem terá maior interesse naquilo que o seu negócio está oferecendo. Ou seja, estude a fundo as pessoas por trás dos seus números e entenda seus desejos e necessidades, criando um vínculo com esses usuários.


2. Tenha empatia e humanize os processos


Não importa o tipo do seu negócio, você sempre estará falando com outras pessoas. Portanto, tome cuidado com a forma de se comunicar, tendo empatia com os problemas e humanizando os processos, ou seja, tornando cada passo mais pessoal e personalizado conforme a necessidade do cliente.


3. Desenvolva uma pauta de conteúdos relevantes


Outro ponto importante é o estudo e análise de um conteúdo. Lembre-se de desenvolver uma pauta relevante, com conteúdos que trazem não só informações, mas exemplos e aplicações reais. Da mesma forma, busque entender o que seu público está interessado em consumir.


4. Seja original


Demore o tempo que for necessário para produzir uma postagem, mas ofereça, acima de tudo, originalidade em seu conteúdo. A cópia — ou plágio — nunca foi bem vista por nenhum usuário. Você pode, com certeza, utilizar postagens como referências ou ideias, mas nunca uma cópia. Tire um tempo para estudo de artigos e pesquisas, procurando oferecer a personalidade do seu negócio em cada conteúdo.


5. Foque na qualidade, não na quantidade


Essa é uma daquelas velhas frases que funcionam bem em qualquer situação. Afinal, ao invés de produzir 3 ou 4 posts por dia sem qualidade, não é melhor oferecer essa mesma quantidade por semana, mas com mais qualidade? Não tenha medo de estender o conteúdo ou dividi-lo em mais partes: busque sempre alcançar a diferenciação.


Conteúdo de qualidade, sucesso na certa!

Para fechar com chave de ouro, esperamos que você possa fugir da superficialidade nas redes sociais e possa crescer com qualidade no que faz! Se quiser saber de que forma a Atena Mídia pode ajudar você nesse processo, entre em contato conosco clicando aqui!

Desejamos muito sucesso!