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Por que (e como) minha empresa precisa estar nas mídias sociais?

O Brasil é o país que mais está conectado nas mídias sociais na América Latina. Cerca de 70% da população brasileira acessa o YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e Linkedin.



É certo: estar presente nas mídias sociais já deixou de ser um diferencial das empresas há muito tempo, hoje é quase que uma obrigação. Isso porque o número de usuários em cada uma delas cresce de forma frenética e os espaços de publicidade são cada vez mais dinâmicos, sem contar o investimento ($$) que é baixo, quando comparamos com mídias mais tradicionais como televisão ou rádio.


Então sim, se você é dono de um negócio e quer ver ele crescer e se destacar você precisa estar presente nas mídias sociais (e não apenas presente, ok? Precisa de estratégia também, mas isso é assunto para um outro post).


Em qual mídia devo estar?


Uma dúvida que sempre chega após tomar consciência da necessidade de presença nas mídias é: em qual mídia eu devo estar? E a melhor resposta é: nas mídias que o seu público estiver! E é por isso que a gente sempre bate na tecla de conhecer o seu público e entender o comportamento dele, isso dita 100% do marketing da sua empresa!


Antes de tudo, precisamos pensar em dois principais pilares.


1. Quem é o meu público?


(Ele é um público jovem? É empreendedor? É um público mais velho?)


As mídias sociais possuem uma gama diversificada de estilos de público, mas no geral, há sempre um público predominante. Como por exemplo, no Linkedin, se destaca um grupo de pessoas que gosta de compartilhar experiências sobre sua profissão. Veja que nem sempre isso tem a ver com idade, mas sim com comportamento.


2. Em qual rede social você PODE estar?


Como assim "PODE"? Simples: você já acessou a página de uma empresa ou figura pública e se deparou com um grande "cri cri cri" e ficou frustrado? É exatamente isso. Não crie esse sentimento de frustração no seu público. A partir do momento que você clica em "criar conta" você precisa assumi-la e alimentá-la. Precisa entender O QUE o usuário dessa mídia consome, COMO ele consome, o que ele ABOMINA e o que é ÚTIL pra ele.


Mídia social é uma via de mão dupla, você posta conteúdo e abre espaço para conversar com seu público. Saiba que você precisa estar disponível para essa conversa e precisa, obrigatoriamente, produzir conteúdo de qualidade, não apenas posts sem relevância, pensando apenas em venda.


Então, anota aí, de nada adianta você criar uma nova rede para o seu negócio se você não faz ideia de como usá-la de maneira estratégica.


Fazer bem feito em uma rede social. Tá bom assim?

Outro ponto importante é que ficar em apenas uma mídia social é algo que não recomendamos, pois apostar todas as suas moedas em somente um lugar certamente não é o melhor caminho.


Falando de uma maneira mais grosseira e exagerada, já pensou se essa rede social acaba ou simplesmente cai no desgosto do público e você não tem um outro canal de comunicação com seu consumidor? E outro motivo seria que o seu público, ou uma parte do seu público não está apenas em uma rede social, mas geralmente em mais de uma ou duas, então, quanto mais pontos de conversa você tiver com ele, melhor!


Mas no geral, a gente sabe que existem algumas mídias que são mais "universais", ou seja, abrangem grande parte do público, por exemplo, o Instagram. É difícil encontrar algum tipo de negócio que não se enquadre por lá, então provavelmente ele trará bons frutos para o seu negócio.


Mas lembre-se também que não existe uma receita para o sucesso. Você precisa testar, se adaptar e estudar todos os dias sobre como conseguir se comunicar com seu público pela melhor plataforma e de que jeito você pode fazer isso.


Não trabalhamos com achismos!


Para ajudar você um pouco mais nessa jornada, vamos trazer alguns dados.


A mídia social mais usada no mundo ainda é o Facebook, seguida do Youtube, Whatsapp, Facebook Messenger, Instagram, WeChat (que é um concorrente do Whatsapp, muito usado na China) e TikTok, nessa ordem!


No Brasil:


- Existem 150 milhões de usuários de mídias sociais ativos;

- Os usuários passam em média 10 horas diariamente na internet, e dessas horas, 3h42 são nas redes sociais;

- 96% dos usuários de internet a acessam por dispositivos móveis;

- 61% utilizam as mídias sociais como principal meio de pesquisar marcas;

- 98% assistem vídeos on-line;

- 44% escutam ou assistem podcasts;

- 50% utilizam ou escaneiam QR Code com seus celulares;

- 79 % utilizaram um app de compras no smartphone ou tablet;

- 50% já realizou uma compra online com um dispositivo móvel;

- O site mais acessado é o Google, seguido do YouTube e Facebook;

- As redes sociais mais acessadas são o Youtube, WhatsApp, Facebook e Instagram.


Estes dados foram retirados do relatório “Digital In 2021” realizado pelo We Are Social e HootSuite. Além destas, você pode encontrar no relatório diversas outras informações que podem ser relevantes para você!


Aposto que esses dados geraram pelo menos uma ideia para o seu negócio, não é? Você lembrou do seu cliente e consumidor e pensou… hmmm que tal isso? É disso que a gente está falando! Conhecendo o seu público e estudando os dados e informações de cada mídia e o comportamento de consumo atual, você consegue pensar em ações para alavancar a sua empresa.


Se ficou alguma dúvida ou se quiser bater um papo sobre esse assunto, chama a gente! Vamos ficar felizes em te ajudar :)


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