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Guia: como explorar os stories do Instagram para a sua empresa



Os stories do Instagram são publicações que desaparecem depois de 24 horas e contam com vários recursos para que a sua empresa interaja e mantenha uma relação próxima com os seguidores.


No artigo de hoje, trouxemos números atualizados sobre o Insta e diversas ideias sobre como explorar os stories do Instagram para a sua empresa.



O Facebook ficou pra trás!


Já falamos, anteriormente, sobre como utilizar o Instagram para a sua empresa de forma geral, mas vamos falar novamente da importância dessa rede para as marcas, trazendo alguns dados atualizados.


  • Pesquisas recentes mostram que o Instagram passou o Facebook em número de usuários no Brasil e já conta com mais de 124 milhões de usuários cadastrados;

  • 53% entra várias vezes ao dia;

  • 73% passaram a usar mais o Instagram na pandemia;

  • 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas;

  • Quando perguntados qual a rede que mais utilizam, 84% do público de 16 a 29 anos indicou o Instagram;

  • Entre esse público, 62% publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do que o feed.


Para estar em uma rede social, a sua empresa deve observar vários fatores, principalmente avaliar se o seu público está lá. Atualmente, o Instagram é quase uma unanimidade e o seu negócio provavelmente está presente na rede.


E para estar mais próximo do seu público no Instagram, você precisa produzir conteúdo para os stories e utilizar os recursos da melhor forma.



Quando publicar stories?


Antes de falar sobre o que publicar nos stories, vamos ajudar a responder uma pergunta muito feita pelas empresas:


Qual é a frequência de publicação ideal de stories?


Pesquisas mostram que sequências com até 5 stories por dia, costumam manter uma taxa de engajamento acima de 70%, sendo esse um bom ponto de equilíbrio. Um número exagerado de stories pode ser interpretado como chato e cansativo pelos seguidores.


Dados mostram que todos os tamanhos de perfil aumentaram o número de publicação de stories em 2021 em relação a 2020. Enquanto contas com número de seguidores mais modestos tiveram um menor crescimento na frequência, perfis de 50 a 100 mil seguidores, publicam de 28 a 29 stories por mês, 9 stories a mais em relação a 2020, e com mais de 100 mil, publicam de 49 a 50, 26 stories a mais em relação a 2020.


A média geral ficou entre 15 e 16 stories por mês.



O que publicar nos stories?


A principal utilidade dos stories atualmente é manter o seu público próximo e engajado, ou seja, você deve produzir muito conteúdo pensando em quem já segue o seu perfil.


Publicações nos stories para a sua empresa também devem estar planejadas em um cronograma, mas aqui é permitido sair um pouco do plano. Mostre os bastidores da sua empresa com naturalidade, buscando uma aproximação maior com os seguidores.


Veja outras ideias de conteúdo para publicar nos stories!



Enquetes


As enquetes são ótimas para conhecer os seus seguidores e suas preferências.


  • Você pode perguntar quais tipos de conteúdos eles preferem ver no perfil da marca;

  • Solicite feedbacks sobre algum produto “Vocês gostaram do nosso último lançamento?”;

  • Em uma sequência de stories para divulgar a sua newsletter, por exemplo, você pode iniciar com uma enquete: “Você já é inscrito em nossa newsletter?”

  • Faça comparações entre dois itens e peça para o público escolher o favorito


Faça interações divertidas com os seus produtos ou temas relacionados e sempre fique atento aos resultados, eles podem fornecer informações e insights valiosos para a sua empresa.



Perguntas


As caixinhas de perguntas possuem uma função semelhante a das enquetes, mas permite que o seguidor expresse suas opiniões e dúvidas mais abertamente.


Uma caixinha com uma pergunta bem abrangente, como “O que você gostaria de saber sobre a nossa empresa?”, pode gerar muitas ideias de conteúdos para as suas redes sociais.


Não esqueça! Quando os seus seguidores perguntam algo, é preciso responder!


Você pode respondê-las textualmente nos stories ou fazer stories em vídeo respondendo as principais dúvidas.



Contagem regressiva


Este é um recurso para ser utilizado em momentos bem específicos nos stories. Se a sua empresa vai promover um evento, uma live, o lançamento de um produto ou uma promoção, a contagem regressiva vai ajudar a lembrar os seguidores da data e horário.


Essa ferramenta cria um senso de urgência no usuário e aciona um gatilho mental para que ele lembre do seu evento com mais facilidade.


Você pode criar uma contagem regressiva com dias de antecedência, assim os seguidores podem ativar um alerta no celular para quando a contagem terminar; ou criar uma contagem algumas horas ou minutos antes de uma live, para que os seguidores se organizem para o evento.



Links


Disponibilizados para todos os usuários recentemente, os links nos stories são uma ótima forma de direcionar o seu seguidor para uma página específica.


Se você está falando de um produto, pode disponibilizar o link do produto no e-commerce, assim, com um toque, o usuário já pode realizar a compra.


Para divulgar conteúdos de outras plataformas, como um artigo no blog, o link também ajuda a gerar tráfego.


Se o seu objetivo é que o usuário visite alguma página fora do Instagram, não esqueça dessa função.



Use a sua


Essa função, criada recentemente, foi exaustivamente utilizada por todos. O “Use a sua” promete continuar sendo um sucesso, pois estimula que os usuários compartilhem fotos referentes a algum tema.




Pensando em stories para empresas, você pode instigar os clientes a compartilharem fotos com os seus produtos ou utilizando seus serviços.


Pense em provocações mais divertidas e além dos produtos para engajar quem ainda não é seu cliente.


Sempre solicite que o usuário marque a sua @ na publicação e se for pertinente, reposte os conteúdos gerados.



Destaques


Os destaques são muito importantes para instruir o seu público sobre coisas básicas da sua marca, pois estão fixados no topo do perfil.


Crie destaques sobre o que a sua empresa faz, quais produtos e serviços vende, com depoimentos de clientes, ou seja, com temas relevantes para que o usuário conheça a sua empresa e sinta credibilidade na sua marca.



Vídeos


Criar conteúdo em vídeo é muito importante em diversas redes sociais, no Instagram então, já é obrigatório.


Nos stories, você pode fazer vídeos para mostrar os bastidores da sua empresa de uma maneira mais dinâmica, responder dúvidas dos seguidores e também demonstrar as funcionalidades de um produto.


Utilizar pessoas nos vídeos é um dos grandes diferenciais. Pode ser um especialista no assunto em questão, um influenciador ou um representante da marca. Figuras humanas agregam personalidade e fazem o usuário se identificar e se aproximar da sua empresa.



Você ainda pode utilizar os stories para fazer promoções relâmpago, que valem apenas durante o tempo em que o story estiver no ar, criando um senso de urgência.


O Instagram ainda disponibiliza diversas figurinhas para deixar os seus stories mais divertidos. Além de todas as ferramentas do próprio Instagram, você pode utilizar apps como o Canva, Prequel e Inshot para deixar seus stories mais criativos.



Fique atento às novidades


O instagram está sempre trabalhando em novas ferramentas para renovar os stories. Tudo para promover engajamento junto aos usuários. É importante que a sua empresa esteja por dentro das novidades e consiga incorporar as novas funções nas estratégias de redes sociais.


Trabalhe com os stories para divulgar e vender os produtos, mas também para falar do universo da marca e da identidade da empresa, criando assim, conteúdo relevante para quem se interessa pelo seu segmento.



Não deixe os stories de fora dos seus planos!


Por ser um formato mais livre, muitas empresas acabam não inserindo os stories no seu calendário de publicações e sabe como é né?


Se não está registrado como uma tarefa, acaba ficando de lado e quando você percebe, não postou nenhum story no mês todo.


Aqui na Atena, os stories fazem parte da sua estratégia de rede social e são planejados e produzidos com objetivos bem definidos e mensuráveis.


Conte conosco para te deixar ainda mais próximo dos usuários!


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