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4 tendências de marketing para aplicar no seu negócio em 2022

Se o mundo muda, o marketing muda. Pandemia, novas tecnologias, novas redes sociais e consumidores com expectativas e prioridades diferentes, tudo isso está interligado e influencia nas práticas de marketing. Se você não quer ficar para trás, é preciso estar atento às tendências e entender como elas podem se aplicar ao seu negócio.



Tendências não servem apenas para você ficar por dentro das novidades!


É sempre importante conhecer as tendências para, em conjunto com pesquisas específicas do seu segmento de atuação, realizar o planejamento estratégico para os próximos anos.

Enxergar tendências é estar à frente da concorrência, visto que fazem toda a diferença no lançamento de novos produtos, por exemplo, pois consideram o comportamento do consumidor e a movimentação do mercado.


A partir do momento em que você passar a olhar para as tendências como algo estratégico para o negócio, elas irão influenciar em todos os setores da empresa.


Por isso, nós selecionamos 4 tendências em marketing para 2022 que podem ser aplicadas em diversos tipos de negócios, inclusive o seu. Pode estar aqui o insight que vai promover a inovação na sua empresa neste ano.


1. Vídeo


Não é de hoje que o audiovisual está ganhando cada vez mais espaço no mundo do marketing. Há alguns anos, o Facebook vem investindo no formato para rivalizar com o YouTube e com isso, as possibilidades de anúncios em vídeo só aumentam. Esse tipo de mídia ficou ainda mais forte com a popularização do TikTok (que provocou a preocupação do Instagram com o formato) e as lives potencializadas pela pandemia.


Se as grandes redes sociais investem nos vídeos, as empresas que buscam captar a atenção do usuário não podem ficar de fora. Busque aumentar a produção de vídeos nas redes sociais em que sua empresa já está presente e considere marcar presença também em outras plataformas que valorizam o formato audiovisual.


Uma ótima dica para começar é investir em animações digitais, pois são mais flexíveis do que trabalhar com atores. Você também pode utilizar os vídeos em conjunto com os criadores de conteúdo, conferindo mais personalidade para a sua marca.


O vídeo também está sendo utilizado para a venda direta. Conhecidas como live commerce ou shop streaming, esse novo formato permite que consumidores interajam ao vivo com influenciadores e vendedores, comprando produtos diretamente durante as transmissões.

Esta é uma tendência de marketing para ficar de olho em 2022 e quem sabe encaixar na estratégia do seu negócio.


2. Criadores de conteúdo


Criadores de conteúdo e influenciadores são figuras conhecidas nas estratégias de marketing e você pode até pensar que o mercado esteja saturado… mas não é bem assim. Uma pesquisa do site The Drum, mostra que o marketing de influência já movimentou US$ 9,7 bilhões em 2020 e deve crescer para US$ 15 bilhões até 2022.


Em um mercado tão aquecido, a diferença está na naturalidade com que a divulgação acontece e isso passa pela identificação que o influencer possui com o produto ou serviço em questão.


Você não precisa do Neymar ou do Whindersson para influenciar o seu público. Considere pessoas referência na região ou setor no qual a sua empresa atua, são os chamados Key Opinion Leaders (KOL) ou Líderes-chave de opinião, pois geram engajamento em um público específico. O importante é associar a sua marca com alguém com poder de aproximação com o público e com sinergia com a sua marca.


Uma estratégia que demanda mais tempo é utilizar alguém da própria empresa para representar a marca perante o público. Escolhendo uma pessoa com conhecimento do setor, boa comunicação e desenvoltura, você pode estar criando uma peça fundamental e duradoura para as estratégias de marketing dos próximos anos.


Combinar criadores de conteúdo com uma estratégia de audiovisual, vai fazer muita diferença para o marketing da sua empresa em 2022.


3. Inteligência artificial


Esse parece um tema que encontramos em listas de tendências de vários anos, isso porque o uso de inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. As assistentes virtuais vieram para ficar e atualmente muita gente já conta com as Alexas e afins para facilitar as tarefas diárias. Sem contar a quantidade de itens domésticos que estão incorporando I.A, como as geladeiras, por exemplo.


Segundo uma pesquisa da consultoria de data science Ilumeo, durante a pandemia, o uso de dispositivos por comando de voz aumentou 47% entre os brasileiros. Já um estudo da Kantar em parceria com o Google, mostra que dentre os usuários do assistente de voz do Google, 63% já consideram dar comandos de voz um ato normal.


As pessoas estão cada vez mais acostumadas com a inteligência artificial na rotina e a tendência é de crescimento. Dito isso, bots eficientes para atendimento ao cliente se tornam indispensáveis. Mas para isso, é preciso investir na tecnologia certa e entregar respostas humanizadas, pois enquanto alguns negócios ainda engatinham nesse quesito, empresas como Natura e iFood já realizaram parcerias que incorporam o comando por voz em suas estratégias de vendas.


Uma outra aplicação que é uma tendência em marketing para 2022 é a personificação dos robôs. O caso mais conhecido é a Lu do Magalu, um bot que se transformou em uma influenciadora da marca e gera mais proximidade com o público por diversos pontos de contato.


Quem sabe um influencer digital (digital em todos os sentidos!) não se encaixa perfeitamente na sua estratégia?


4. Sustentabilidade


Em um primeiro momento, sustentabilidade nas empresas não tem a ver com marketing, se trata de ações que a empresa pode realizar, considerando sua cadeia produtiva e de venda, visando reduzir os impactos no meio ambiente.


Porém, os consumidores estão cada vez mais preocupados com as medidas tomadas pelas empresas nesse quesito. Uma pesquisa do IBM Institute for Business Value feita com 14 mil consumidores de 9 países da América Latina, inclusive o Brasil, revelou alguns dados interessantes:

  • 66% dos entrevistados no Brasil disseram estar dispostos a mudar seu comportamento de compra para ajudar a reduzir o impacto negativo no meio ambiente;

  • 54% dos consumidores pesquisados estão dispostos a pagar mais por marcas que são sustentáveis ou ambientalmente responsáveis.


Considerando estes dados, sustentabilidade tem tudo a ver com marketing.


A pesquisa também mostrou que menos da metade dos consumidores acredita nas declarações das empresas sobre sustentabilidade.


Para dar credibilidade à preocupação da sua empresa com o meio ambiente, é preciso comunicar da forma correta. A sustentabilidade deve ser um assunto presente na sua pauta de marketing, divulgando as ações da sua empresa e investindo em marketing de conteúdo, mostrando que você quer levar consciência ambiental para o seu público. Invista em ações dentro e fora da empresa e também nas redes sociais.


E o mais importante: é preciso que existam atitudes verdadeiras para serem divulgadas. Se a sua empresa não considera a sustentabilidade nos processos, saiba que é uma ótima oportunidade para ajudar o planeta e também para atrair consumidores.


Se aprofunde no assunto!

Você pode pesquisar mais sobre os tópicos e conhecer cases de sucesso de aplicações em outras empresas e adaptar para a realidade do seu negócio.


Pense nessas tendências como áreas que o marketing da sua empresa pode explorar e soltar a criatividade para fazer algo diferente.


Se precisar de ajuda para pensar em estratégias que apliquem as tendências de marketing aos objetivos do seu negócio, conte conosco. Nós da Atena, estamos atentos às possibilidades do mercado e em conjunto com um estudo aprofundado da sua empresa, é possível criar soluções eficientes.



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