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Guia: como usar o LinkedIn para sua empresa


Pessoa segurando um celular com a tela inicial da rede social Linkedin

Se você pensa que o LinkedIn só serve para procurar emprego ou recrutar pessoas para sua equipe, não poderia estar mais equivocado! Assim como as outras que conhecemos, o LinkedIn também se trata de uma rede social, porém, com foco profissional.


No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre essa rede e seus benefícios, além de ajudá-lo a melhorar seus perfis — pessoal e profissional — para ser assertivo sobre o que postar e como atrair mais pessoas para seus conteúdos. Siga a leitura para ficar por dentro de tudo!



Criar conexão é a chave!


Assim como a própria rede já diz, quando você quer ter outra pessoa no seu perfil, é enviado um convite para que vocês criem uma conexão, para que assim, possam comentar, compartilhar e ficar por dentro das atualizações de suas novas conexões.


Uma das coisas mais legais do LinkedIn, é o fato de que as atividades de outros usuários aparecem na sua página principal, fazendo com que seja possível conhecer mais perfis de seu interesse e passar a tê-los em seus seguidores também, expandindo a possibilidade de networking.


E lembre-se: estar presente é diferente de manter presença. Você pode estar em várias redes sociais, desde que as utilize de acordo com as necessidades do seu negócio. Procure manter uma frequência de postagens e mantenha seu perfil atualizado, com as informações preenchidas.


Além disso, criar conexão — literalmente falando, através do botão que o LinkedIn fornece — é o passo básico. É preciso também se conectar com seus seguidores e falar sobre assuntos que geram curiosidade e empatia em outras pessoas.


Celebrar as coisas boas, agradecer por mais uma conquista ou até mesmo se despedir e falar sobre momentos importantes, são itens que agregam valor às suas histórias. Cuidado com assuntos muito superficiais!


Mulher digitando no notebook, o que postar no Linkedin

Mas e agora: o que postar no LinkedIn?


O LinkedIn possui ferramentas muito diversificadas que vão além de apenas postar uma arte com legenda. O ideal é que você saiba usá-las sem parecer que quer aproveitar todos os recursos ao mesmo tempo, mas sim, de forma dinâmica e que dê a oportunidade de tirar o máximo proveito de cada uma delas.


Então, que tal conferir tudo que a rede tem a oferecer de benefício para seu perfil pessoal e para sua empresa?


Enquetes


Feitas com o objetivo de saber a opinião dos usuários sobre assuntos diversos, as enquetes podem ser uma grande aposta para os dois tipos de perfil: o seu pessoal e o da empresa.


Isso porque, para o perfil pessoal, você pode conversar com suas conexões sobre assuntos mais gerais, sem que eles estejam ligados diretamente a uma companhia, e no perfil profissional, elas podem ajudá-lo no momento de ser mais assertivo nos conteúdos. Pergunte sobre hábitos, rotina, preferências ou outros assuntos que ajudem você a melhorar seu relacionamento com os clientes.


Newsletter


Com elas, é possível informar novidades, promoções, lançamentos, participações em eventos e muito mais.


Além de produzir conteúdo sobre assuntos que possuem ligação com o seu segmento, as newsletters servem para gerar proximidade e lembrança entre consumidor e marca. Isso porque, mantendo a frequência de envios, seus seguidores estarão sempre em contato com o que você oferece, facilitando a comunicação mais direta no futuro.


Se quiser saber mais, temos um post aqui no blog falando sobre todos os benefícios desse recurso, que inclusive foi disponibilizado recentemente pelo LinkedIn.


Artigos


Há quem pense que newsletter e artigo são a mesma coisa, mas não é bem assim! Eles são utilizados principalmente para promover novas discussões sobre um determinado assunto, a fim de compartilhar informações com pessoas da sua rede, podendo ter acesso às suas opiniões.


Se busca um local para escrever textos mais completos e que mostram que você entende do assunto, os artigos são o lugar certo para isso. Sua empresa trabalha com tecnologia, então, que tal falar sobre algo recente que promete revolucionar este segmento? Se seu nicho de mercado envolve moda, por que não fazer um artigo sobre as figuras mais influentes do ramo?


LinkedIn Learning


Antes de criar, é preciso aprender também. A plataforma do LinkedIn disponibiliza uma parte específica para isso, onde profissionais de diversas áreas compartilham seus conhecimentos através de cursos rápidos, que além de agregarem em seu dia a dia, contribuem com o seu currículo.


Tecnologia, negócios, liderança, recursos humanos e até mesmo Excel, estão inclusos na enorme variedade de vídeos no LinkedIn Learning. E para melhorar ainda mais: muitos possuem certificados gratuitos, que podem ser compartilhados diretamente no seu LinkedIn pessoal, para mostrar às suas conexões sobre o que você vem aprendendo.


Conexões do Linkedin

E não se esqueça, é muito importante que você compreenda qual é o público, para que os conteúdos tenham resultado.


Por se tratar de uma rede profissional, o Linkedin serve para promover a sua imagem, como pessoa ou como empresa. Seja para passar credibilidade sobre um assunto com seus anos de experiência, criar conexão com outras pessoas do segmento ou estar por dentro das novidades. O perfil da sua empresa serve para os assuntos da sua empresa, como participações em eventos, novas conquistas e assuntos institucionais no geral.


É claro que você pode compartilhar atividades de uma na outra, desde que o assunto possua ligação com o proposto para cada uma das redes.


A página pessoal possui algo muito interessante, que é a possibilidade de divulgar vagas de forma gratuita. Esse recurso ajuda a posicionar a empresa, já que, de qualquer forma, a contratação estará sendo feita em nome dela. Além disso, com seu próprio perfil sendo bem engajado, é natural que a divulgação da empresa aconteça junto com seus conteúdos, mesmo que eles não sejam feitos na página empresarial.


É uma ótima ferramenta para CEOs, líderes e gestores no geral, que sentem a necessidade de ter um canal para se comunicar com outras pessoas do ramo e compartilhar informações de seu segmento.


Além de tudo que falamos, aproveite também para criar conexão com pessoas do seu círculo profissional, mas não fique somente dentro da bolha. Expanda sua rede para além da sua rede, comece a prestar mais atenção no que suas conexões estão engajadas e use isso a seu favor.



Agora é hora de colocar a mão na massa!


Com todas essas dicas, ficou fácil saber como usar o LinkedIn para sua empresa. Invista em pesquisa, autenticidade e prove o valor da sua marca através de cada um de seus posts, sejam eles com arte, newsletters, artigos ou enquetes, o importante é manter uma presença que faça sentido para você e seu objetivo enquanto empreendedor.


E, mesmo depois de tudo, ainda sente que precisa de uma ajudinha com a produção de conteúdo? Então pode ficar tranquilo, porque disso a gente entende! Aqui na Atena, nossos serviços são prestados de forma estratégica e atualizada, evidenciando o melhor da sua marca. Fale com a gente!


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