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A era do infotenimento: como produzir conteúdos que ensinam e entretém


Mulher consumindo conteúdo em redes sociais


“Como produzir os conteúdos mais atrativos para as mídias sociais da minha empresa?” Onde quer que você trabalhe, essa deve ser uma pergunta recorrente. Afinal, as mídias sociais apresentam grandes oportunidades para as marcas se destacarem.


Por mais que você já tenha encontrado uma resposta para essa questão, é essencial que ela retorne à pauta de tempos em tempos, pois as redes sociais e as preferências do seu público se alteram constantemente.



Este artigo não tem uma resposta


Se você quer uma resposta rápida para saber como criar conteúdos de sucesso para as suas mídias sociais, você não vai encontrar por aqui! Na verdade, você não vai encontrar em lugar nenhum.


Ao invés de uma resposta pronta, nós queremos te apresentar um conceito que vai abrir os seus horizontes e quem sabe te dar uma visão nova sobre produção de conteúdo para mídias sociais.



Informação + entretenimento = Infotenimento



O infotenimento é um conceito já aplicado em diversas áreas.


Enquanto existem programas de puro entretenimento, como os talk shows, game shows e reality shows, outros programas conseguem mesclar bem o entretenimento com a informação, como é o formato do Fantástico, com reportagens mais sérias e investigativas e momentos mais leves.


O entretenimento também tem o poder de invadir os programas jornalísticos. Quando falamos de programas esportivos, isso fica muito claro. As transmissões de esportes e os programas de debates estão muito mais descontraídos do que na sua origem. Muitos comentaristas atraem mais audiência pelo seu humor do que pela opinião esportiva.


Mais recentemente, os programas diários de jornalismo em geral, vem adotando o infotenimento. Enquanto alguns exploram isso com falas sensacionalistas e escandalosas para chamar a atenção, outros estão inserindo sutilmente mais descontração ao apresentar as notícias. Telejornais, que antes possuíam âncoras sérios e quase estáticos na bancada, atualmente testam novos formatos, com mais interação entre os jornalistas e mais liberdade para se aproximar do público.


No jornalismo, o infotenimento é um caminho para se diferenciar da concorrência e conquistar a audiência.


Mas e como esse conceito se aplica à produção de conteúdo para mídias sociais?


Antes de falar sobre isso, temos algumas dicas valiosas para você!



Dicas para a produção de conteúdo para mídias sociais



Como nós estamos te convidando a repensar a forma de produzir conteúdo para mídias sociais, é válido revisitar aquelas dicas óbvias, mas sempre necessárias.


Primeiramente, defina em quais mídias sociais a sua empresa estará presente. Para isso é preciso saber onde o seu público está e entender se você dá conta de gerenciar e produzir conteúdo para as redes que se propõe.


Depois, responda algumas perguntas como: O que eu espero alcançar com as mídias sociais? Como elas podem me ajudar a atingir meus objetivos de marketing?


Assim, você entrará nas mídias sociais com mais consciência e com expectativas alinhadas.


Veja mais algumas dicas:

  • Crie uma persona;

  • Defina a linguagem e o tom de voz da marca para as mídias sociais;

  • Tenha uma comunicação humanizada;

  • Mantenha um padrão de comunicação;

  • Pense na produção de conteúdo para cada rede de forma personalizada;

  • Mantenha uma frequência;

  • Tenha um calendário de postagens;

  • Monitores os resultados;

  • Esteja sempre por dentro das atualizações das mídias sociais.


Já aplicou cada uma destas dicas para as redes da sua marca? Mesmo? Então, sem mais enrolação, vamos ao infotenimento nas mídias sociais!



Criando conexões e agradando o algoritmo


Infotenimento nas mídias sociais é aquele conteúdo que informa, educa e entretém ao mesmo tempo. Ele deve ser útil e ajudar as pessoas em alguma necessidade.


Conteúdos DIY (Do it yourself) ou tutoriais, são bons exemplos.


Muitas empresas que possuem uma identidade mais formal, um DNA mais sério, não sabem como se posicionar de maneira leve nas redes sociais. Para essas, não é preciso utilizar memes e dancinhas se isso não combina com a sua marca, o infotenimento é a chave para um conteúdo para mídias sociais com utilidade e diversão ao mesmo tempo.


Criador de conteúdo sendo gravado pelo celular.jpg

O recado é: não use as redes sociais apenas para vender, vender, vender…


As pessoas utilizam as redes sociais para se relacionar com outras pessoas, dito isso, a sua marca precisa se comportar com mais humanidade e assim conseguir criar conexão com o público.


Ensinar algo às pessoas é uma ótima forma de se aproximar delas. Explore o universo da sua marca, e entenda o que pode ser útil para o seu público.


E você sabia que o algoritmo das mídias sociais prefere as contas que não fazem conteúdos comerciais com exaustão?



“O fato objetivo é que o modelo de negócios dessas plataformas de mídias sociais é vender anúncios. Quanto mais usuários na plataforma e por mais tempo, mais janelas de anúncios elas têm. Portanto, se uma marca criar um conteúdo que ajuda a reter os usuários dentro do app, o próprio algoritmo se encarregará de distribuir mais amplamente tal publicação. Esse é o jogo. Por isso, fazer posts de propaganda não dão certo, pois em geral não retém usuários, mas posts baseados em infotenimento (informação + entretenimento), sim…”

Então, criar conteúdos interessantes para o seu público, além de gerar uma conexão com ele, vai agradar o algoritmo e fazer com que o seu conteúdo alcance ainda mais pessoas.


Se você produzir conteúdos deste tipo em formato vídeo, o alcance da conta para pessoas que ainda não te seguem será ainda maior, visto que o audiovisual é o formato mais privilegiado pelas plataformas atualmente.



Tá conhecendo o infotenimento agora?


Se o termo é novidade para você, aqui na Atena a gente já está estudando e colocando em prática esse modelo de conteúdo faz tempo, inclusive unindo essa estratégia com o audiovisual.


Aplicar o infotenimento na produção de conteúdo nas mídias sociais da sua empresa pode alavancar muito os seus resultados. E se precisar de ajuda, vem conversar com a gente!


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